Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

captorhinidae

Captorhinidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Captorhinidae
Intervalo temporal: Carbonífero Tarde - Permian Tarde
Captorhinus
Classificação científica e
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
clade: Eureptilia
Família: Captorhinidae
Caso , 1911
Gêneros
Veja o texto
Sinônimos
Romeriidae Price , 1937
Captorhinidae (também conhecido como cotylosaurs, répteis raiz ou répteis-tronco) é um dos primeiros e mais basal famílias de répteis.

Conteúdo

 [hide

[ editar ] Descrição

Vida restoraton de Labidosaurus hamatus
Captorhinids são um clade de pequenos répteis como lagartos, que datam do Carbonífero tarde através do Permiano . Seus crânios eram muito mais fortes do que os de seus parentes, o Protorothyrididae , e tinha os dentes que eram mais capazes de lidar com material vegetal resistente. O postcranial esqueleto é muito semelhante ao do avançado reptiliomorph anfíbios, tanto no fato de que o anfíbio Seymouriamorpha e Diadectomorpha foram pensados ​​para ser répteis e agrupados em "Cotylosauria" como o primeiro répteis no início cantury 20. [1] têm Captorhinids amplo, crânios robusto que são geralmente de forma triangular quando vista em vista dorsal. O premaxillae são caracteristicamente downturned. Cedo, formas menores possuíam fileiras simples de dentes, enquanto maiores, formas mais derivados, como Captorhinus e Moradisaurus possuía várias linhas de dentes.

[ editar ] Descoberta e História

Uma impressão de Labidosaurikos
Até recentemente, Concordia cunninghami foi pensado para ser o membro basalmost conhecido de Captorhinidae. Um estudo das relações filogenéticas noval réptil primitivo por Muller & Reisz em 2006 recuperou Thuringothyris como um taxon irmã do Captorhinidae e, portanto, por definição, representa o Thuringothyris captorhinid basalmost conhecido. [2] Os mesmos resultados foram obtidos em análises filogenéticas mais tarde. [3] [4] Concordia ainda é o mais antigo captorhinid conhecida como todos os outros táxons captorhinid são conhecidos somente a partir Permian depósitos. [2]
Captorhinidae contém uma subfamília única, o Moradisaurinae. Moradisaurinae foi nomeado e designado para a família Captorhinidae por AD Riquès e P. Taquet em 1982. Moradisaurinae foi definida como "todas as captorhinids mais estreitamente relacionado com Moradisaurus do que Captorhinus ". O moradisaurines habitada que hoje é a China , Marrocos , Níger , Rússia , Texas e Oklahoma . [3] O moradisaurines eram insetívoros / herbívoros , o que significa que só comia insetos e plantas de vida. [5]
Captorhinids já foram pensados ​​para ser os ancestrais de tartarugas . Médio Permiano répteis Eunotosaurus da África do Sul era visto como o " elo perdido "entre cotylosaurs e Chelonia durante a maior parte do início do século 20. [6] No entanto, encontra fósseis mais recentes têm mostrado que é um Eunotosaurus parareptile alheios a qualquer tartarugas ou captorhinids . [7]

[ editar ] Classificação

[ editar ] Taxonomia

A taxonomia seguinte segue Reisz et al., 2011 e Sumida et al., 2010 salvo indicação em contrário. [3] [4]

[ editar ] Filogenia

O cladograma abaixo foi recuperado em um estudo realizado por Sumida et al., 2010. [4]
Captorhinidae

Thuringothyris



Concordia



Romaria



Protocaptorhinus



Reiszorhinus



Rhiodenticulatus



Saurorictus



Captorhinus



Labidosaurus


Labidosaurikos










O cladograma abaixo segue a topologia de uma análise de 2011 por paleontólogos Robert R. Reisz , Liu Jun, Jin-Ling Li e Johannes Müller. [3]


Paleothyris

Captorhinidae

Thuringothyris



Concordia



Rhiodenticulatus



Romaria



Protocaptorhinus



Saurorictus


Captorhinus

C. laticeps



C. aguti


C. magnus



Moradisaurinae

Captorhinikos



Labidosaurus



Labidosaurikos



Moradisaurus



Rothaniscus


Gansurhinus














[ editar ] Referências

  1. ^ Goodrich, ES (1916). "Na classificação dos Reptilia" Proceedings of the Royal Society of London 89B:.. 261-276 doi : 10.1098/rspb.1916.0012 .
  2. ^ um b Muller, J. e Reisz, RR (2006). "A filogenia dos eureptiles cedo: Comparando parcimônia e abordagens Bayesiana na investigação de um clado basal fósseis." Biologia Sistemática, 55 (3) :503-511. doi : 10.1080/10635150600755396
  3. ^ um b c d Robert R. Reisz, Jun Liu, Jin-Ling Li e Johannes Müller (2011). "Um novo captorhinid réptil, Gansurhinus qingtoushanensis, gen. et sp. novembro, a partir do Permiano da China" . Naturwissenschaften 98 (5):
  4. ^ um b c Sumida, SS; Dodick, J,. Metcalf, A,. e Albright, G. (2010). "Reiszorhinus olsoni, um novo single-dente-de-remos réptil captorhinid do Permiano Inferior do Texas" Journal of Vertebrate Paleontology 30 (3).:
  5. ^ um b c Banco de Dados O Paleobiology: Moradisaurinae
  6. ^ Watson, DMS (1914). "Eunotosaurus africanus Seeley e os ancestrais dos Chelonia" Proceedings of the Zoological Society of London 11:. 1011-1020.
  7. ^ "Fatos Sobre Turtles: Eunotosaurus E Evolução Turtle" . Retirado 01 de agosto de 2010.
  8. ^ . Nor-Eddine Jalil e Jean-Michel Dutuit (1996) "Permian captorhinid répteis da formação Argana, Marrocos" . Paleontologia 39 (4): .
  9. ^ WJ maio e Richard L. Cifelli (1998). . "Fortsillensis Baeotherates, A Reptile Captorhinid Novo do Fissuras Fort Sill, Permiano Inferior de Oklahoma" Oklahoma Geologia Notes 58: 128-137.

View page ratings
Rate this page
Trustworthy
Objective
Complete
Well-written

Nenhum comentário:

Postar um comentário